Nesta segunda-feira (9), a Rádio Montanheza recebeu diversas mensagens questionando se a informação do “auxílio-natalino” era verdadeira ou falsa. Vários vazantinos receberam a mensagem em seus celulares através do WhatsApp.
A mensagem é sobre um suposto cadastro para o pagamento de um auxílio natalino para pessoas carentes no valor de R$ 125, que seria pago neste mês.
Consultando vários sites de informação na internet, confirmamos que a informação é falsa. Aliás, várias prefeituras de Minas Gerais e de São Paulo estão fazendo alertas sobre esse tipo de golpe.
A mensagem, que vem circulando em redes sociais e está sendo, inclusive, enviada no WhatsApp e em e-mails da população, trata-se de um golpe. Essa prática, conhecida como “phishing”, é muito utilizada pelos golpistas e tem como o objetivo roubar dados dos usuários que acessam o link contido no texto.
A orientação é para que os cidadãos não compartilhem a mensagem, não cliquem no link e nem forneçam informações pessoais, pois trata-se de um golpe.
Vale ressaltar que as prefeituras utilizam somente canais oficiais para informar à população sobre os seus serviços.
Por Anderson Franque / Montanheza FM 93.5
Comments