Não haverá higienização das urnas e não será permitido votar sem máscara.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou, nesta terça-feira (8), o plano de segurança sanitária para as eleições municipais de 2020.
O texto foi elaborado por uma consultoria formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.
Em meio à pandemia de coronavírus, o plano inclui o protocolo a ser adotado pelas seções eleitorais e as recomendações para garantir a segurança de eleitores, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral.
Barroso disse que cada passo dado pelo TSE foi feito “em consulta com os principais especialistas da área, comunidade científica e seus representantes.”
O horário será estendido, a votação ocorrerá das 7h às 17h e pessoas maiores de 60 anos terão prioridade entre 7h e 10h da manhã.
O TSE ainda sugere que os eleitores levem suas próprias canetas para assinar o caderno de registro da seção eleitoral. Não haverá higienização das urnas e não será permitido votar sem máscara.
“Percebo uma sociedade mobilizada, consciente e participante. As eleições municipais são as mais próximas do cidadão e é ali que tem capacidade de fazer maior diferença”, afirmou o ministro nesta terça-feira (8), segundo o site Congresso em Foco.
Comments