Desde que houve a confirmação dos primeiros casos de COVID-19 em Minas, o governo municipal de Vazante, através da Secretaria de Saúde, agiu rápido e organizou um plano de enfrentamento do vírus, se tornando um dos primeiros municípios da região a tomar as principais medidas indicadas pela Organização Mundial de Saúde.
Como estava em andamento a reforma e ampliação do Hospital Municipal — com um investimento em torno de 1,4 milhão de reais — houve um empenho na aceleração dos trabalhos, entregando vários leitos de internação e, por medida de precaução, deixando o hospital com exclusividade para futuros infectados (exceto para os atendimentos de pronto-socorro). Felizmente, hoje, nenhum leito está ocupado.
Junto a essas ações, foram adquiridos com recursos próprios e apoios de alguns parceiros, vários equipamentos de proteção aventais, protetores faciais cirúrgicos) kits de testes rápidos e respiradores. Nosso agradecimento à Nexa Resurces, Câmara Municipal, ao SICOOB CREDIVAZ e Rotary Club.
Através de um planejamento rápido e parceiras, a cidade foi uma das primeiras a adquirir testes. Hoje, 1 EM CADA 34 VAZANTINOS JÁ FORAM EXAMINADOS.
A testagem é uma das fórmulas mais eficazes de combate à disseminação da pandemia, para que o afastamento comece a abranger apenas aqueles que estiverem com o vírus e as outras pessoas possam seguir suas rotinas, tomando os cuidados básicos com a higiene.
Optando sempre pelas ações concretas de combate à expansão do vírus e criado o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da COVID-19, foram adotadas diversas outras medidas:
Regulamentação do comércio municipal com as devidas orientações e fiscalização;
Treinamento da equipe de Saúde pelo setor de Epidemiologia;
Medidas de isolamento em quarentena para os casos confirmados e suspeitos;
Monitoramento das pessoas que tiveram contato com algum caso positivo;
Boletim diário, com transparência, em relação aos casos confirmados, suspeitos e descartados, acompanhados e óbito.
Acompanhamento psicológico dos pacientes e familiares;
Campanhas de mídias: som volante, rádio, internet, distribuição de panfletos educativos, chamadas telefônicas, outdoors;
Entrega de CESTAS BÁSICAS e máscaras paras as famílias carentes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho. MAIS DE 10 MIL MÁSCARAS DOADAS.
Limpeza das ruas com cloro e essência de eucalipto;
Blitz educativas.
“É difícil prever as consequências desse vírus tão novo e imprevisível quando a expansão desafia os mais preparados infectologistas.No entanto, os investimentos na Saúde Pública de Vazante acontecem não só agora, mas quando assumimos o compromisso de melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. Bem antes da disseminação dessa doença”, destacou o prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães.
Comments