A SSMA Consultoria Ambiental e Arqueologia esteve presente no 48º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) onde foram apresentados projetos, inovação, novas tecnologias e as alternativas de financiamentos para o saneamento público.
Representada por seu diretor executivo, geólogo Ricardo Fraguas, a SSMA participou do congresso juntamente com outras empresas parceiras: A Reúsa Reciclagens (responsável pelas operações do Aterro Sanitário de Jaboticabal/SP) e a Cerâmica Stéfani (importante player ceramista na produção de filtros purificadores de água no país) representada por seu gerente regional, Anderson Ignotti. As três empresas integraram o estande do SAAEJ (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal-SP), destacando assim o nome do município no principal evento do segmento no Brasil.
O Congresso, realizado entre os dias 27 a 30 de maio de 2018, contou com importantes empresas do segmento de saneamento ambiental de todo o Brasil, ligadas a fabricação de equipamentos e serviços. Entre debates, palestras e outras atividades técnicas, Jaboticabal foi destaque no evento que foi presidido pelo jaboticabalense Aparecido Hojaij, respeitado nome do setor e considerado uma das maiores referências técnicas em saneamento no país. Na palestra de abertura do evento, Aparecido destacou que “A qualidade do meio ambiente depende do saneamento público. Seu esforço exige da municipalidade buscar alternativas de financiamento e acesso aos recursos federais”.
Outros jaboticabalenses tiveram destaque no evento, como o secretário de agricultura, abastecimento e meio ambiente do município, André Nozaki. Membro do grupo de desburocratização de recursos federais (ligado ao Ministério das Cidades), Nosaki destacou que “Não há como garantir saneamento básico nos municípios sem discutir a desburocratização do acesso a recursos federais”. Já o engenheiro Paulo Henrique Bellingieri, diretor executivo da Reúsa Gerenciamento de Resíduos, foi referenciado como um bom exemplo na prática da parceria público privado nas operações do aterro sanitário do município de Jaboticabal/SP, hoje referência no pais.
Para o executivo da SSMA, o geólogo Ricardo Fraguas “É notável a percepção no evento realizado pela ASSEMAE que Jaboticabal alavancou um desejado nível de qualidade ambiental e reconhecimento nacional no gerenciamento do saneamento público, respaldado pelo bom trabalho nas áreas de tratamento de água, esgoto, resíduos e drenagem urbana”.
Paralelamente ao congresso foi realizada uma feira de saneamento básico, que ofereceu o que há de mais moderno em equipamentos, processos e serviços. E a SSMA também apresentou uma inovação. Intitulado SIGAS (Sistema Integrado de Gerenciamento de Aterros Sanitários), esse novo sistema foi elaborado para garantir uma operação segura, no que se refere à geotecnia, controle dos resíduos e efluentes de aterros sanitários. Neste sentido, destacamos a importância da participação da SSMA que sempre terá como meta a constante busca de atualização junto a outras empresas do segmento. Além disso agregamos conhecimento na integração com gestores públicos, prefeitos, diretores de sistemas de saneamento, pesquisadores e demais profissionais com poder de decisão na implantação de tecnologias nos serviços municipais. Agradecemos a todos os organizadores do evento e em especial a ASSEMAE e à SAAEJ pela parceria, confiança e cooperação. Até a próxima busca por conhecimento!
SSMA Consultoria e Arqueologia
Comments