Apesar das leis municipais e federais que punem quem é pego praticando o crime ambiental de colocar fogo em lotes, Vazante e região tem sofrido com essa prática criminosa no período de estiagem.
A prática é tipificada como crime pela lei de crimes ambientais (9.605, art.54) que prevê reclusão de 01 a 05 anos e multa para o criminoso que for pego nesta atitude criminosa.
Infelizmente, mais uma vez, a população vazantina sofre com os prejuízos em decorrência das queimadas criminosas e esperam que os criminosos sejam responsabilizados legalmente pelos seus atos.
Nessa quarta-feira (2), uma ouvinte da Rádio Montanheza enviou mensagens à emissora relatando que houve queimada irregular em lotes vagos próximo a sua residência no Bairro Cidade Nova II.
Os questionamentos da população são frequentes, principalmente nesta época do ano, quando o tempo está seco. A ocasião é propicia para o aumento de doenças respiratórias, que são agravadas pela fumaça. É importante que os moradores fiquem atentos e os responsáveis sejam denunciados.
Além disso, queimadas as margens das rodovias também estão sendo registradas por quem transita pelas vias. A ação tem causado a destruição da vegetação de cerrado, prejuízo a donos de pastagem e de plantações, além de gerar sério risco de acidentes nas estradas e rodovias da região.
Por Anderson Franque / Montanheza FM 93.5
Comments