Os 18 pacientes chegaram à cidade no início da noite deste domingo (24). Do aeroporto, eles foram para o Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva transportados por ambulâncias.
Os 18 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus (AM) chegaram a Uberaba no início da noite deste domingo (24). Eles chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foram transportados do aeroporto para o Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e de empresas particulares.
Segundo a equipe médica do Hospital Regional, o quadro de saúde dos pacientes foi considerado bom na primeira avaliação.
Inicialmente, na sexta-feira (22), foi anunciado que 12 pacientes de Manaus seriam transferidos para Uberaba. Contudo, neste sábado (23), a Prefeitura divulgou que o Ministério da Saúde pediu para que a cidade acolhesse 18 pacientes.
No Hospital Regional, uma ala específica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi destinada para receber as vítimas.
O deslocamento do grupo ocorreu em meio ao colapso do sistema de saúde amazonense, após recorde das internações pela doença e com uma nova variante do coronavírus circulando no estado.
Mais de 200 pacientes já foram transferidos de Manaus para hospitais de outros estados do país.
Desinfecção
Conforme a Prefeitura de Uberaba, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) mobilizou equipes para dar apoio técnico na chegada do avião da FAB em Uberaba.
Dentro do aeroporto Mário de Almeida Franco, um esquema foi montado para desinfetar a pista de pouso nos espaços específicos da remoção dos pacientes, área da imprensa e de autoridades. Foi utilizado um caminhão-pipa carregado com 15 mil litros de solução sanitizante.
Outra frente foi montada com agentes da empresa terceirizada de limpeza urbana, que utilizaram borrifadores costais, contendo o produto, para fazer também a desinfecção mais detalhada dos espaços por onde a tripulação da aeronave e equipe médica de Manaus circularam.
No roteiro do caminhão-pipa também foi determinado a desinfecção das ruas no entorno do Hospital Regional, para onde os pacientes foram transferidos, ainda na noite deste domingo.
Entenda o caso
O Hospital Regional de Uberaba recebe 18 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus (AM). Segundo a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade), a solicitação para receber os pacientes foi feita pelo governo federal por meio do governo de Minas.
Pacientes sem Covid-19 do Hospital Regional foram transferidos para outras unidades na cidade. Portanto, o Hospital Regional de Uberaba se tornou uma unidade para tratamento exclusivo da Covid-19, por tempo indeterminado, segundo a assessoria do Município.
A chefe do Executivo ressaltou que um dos motivos que levou Uberaba a ser escolhida para acolher estes pacientes, é o fato de que a microrregião na qual o município está inserida pelo programa “Minas Consciente”, está sinalizada para a Onda Verde.
Apesar da classificação, desde outubro do ano passado Uberaba não segue mais as determinações do Estado.
Comitê
Na noite de sexta-feira (22), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu para discutir o pedido do Estado em receber os pacientes. A prefeita afirma que a decisão de aceitar a transferência foi tomada com base na opinião do Comitê, Câmara de Vereadores, a própria Prefeitura e também representantes da sociedade civil.
Elisa destacou ainda que a situação da Covid-19 no município está sob controle, o que permite que a cidade abra espaço para acolher os amazonenses.
“Uma decisão que envolvia não só uma análise técnica, mas exigia de nós uma atitude humanitária. Como negar? Como dizer não a quem luta contra essa doença e tem em nossa cidade a única chance de sobrevivência?”, disse Elisa.
Hospital Regional exclusivo para tratamento de Covid-19
Pacientes sem Covid-19 do Hospital Regional foram transferidos para outras unidades na cidade para a chegada das vítimas de Manaus. Com isso, o Hospital Regional de Uberaba se tornou uma unidade para tratamento exclusivo da Covid-19, por tempo indeterminado, segundo a assessoria do Município.
“Dessa forma, o Hospital Regional ficará exclusivo para tratamento da Covid-19, com capacidade garantida pelo Estado para habilitar mais leitos. Uberaba está tendo a chance de mostrar para o Brasil a capacidade de enfrentar a Covid-19 com gestão responsável e humanitária”, explicou a prefeita.
O Hospital Regional tem capacidade para estruturar, pelo menos, mais 30 leitos: 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez de clínica médica para atender casos suspeitos e confirmados de Covid-19. A informação é do diretor administrativo do Hospital, Frederico Guglielmi Ramos.
“O hospital já tem um número de equipamentos adequado para fazer a abertura dos 30 leitos, em caso de necessidade. Usaríamos as salas de recuperação pós-cirúrgica, mais as salas cirúrgicas e os leitos de recuperação do setor de endoscopia e colonoscopia”, explicou Ramos.
Colapso na saúde do Amazonas
A crise na saúde pública e privada de Manaus teve início em meados de dezembro de 2020 e se agravou no início de janeiro deste ano.
Com o avanço dos casos de Covid-19, as internações batem recordes diários. Com isso, as unidades de saúde ficaram sem oxigênio.
G1
Comments