Todos os 853 municípios mineiros entram na quarta (17) na faixa mais restrita do plano estadual. Triângulo do Norte e do Sul e Noroeste que já estavam nessa fase tiveram prazos de permanência prorrogados.
Após anúncio do governador Romeu Zema (Novo), todos os municípios das macrorregiões do Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste, que já estavam na Onda Roxa do plano Minas Consciente, tiveram prorrogados os decretos já em vigor até o dia 31 de março. Além disso, alguns serviços presenciais oferecidos pelo Estado foram suspensos (veja abaixo).
As regiões do Triângulo do Norte e Noroeste foram as primeiras a serem inseridas na fase mais restritiva do plano estadual, sendo a determinação válida a partir do dia 6 de março. Um dia depois, em 7 de março, foi a vez do Triângulo do Sul ser obrigado a seguir as medidas do Minas Consciente.
A classificação era válida por 15 dias para as três regiões, ou seja, se encerrariam nos dias 20 e 21 de março. No entanto, após o governo do Estado inserir todas as 853 cidades mineiras na Onda Roxa, o Triângulo Mineiro e Noroeste tiveram o prazo de restrição prorrogado por mais duas semanas a partir desta quarta-feira (17), se encerrando no dia 31 de março.
Restrições de serviços estaduais
Delegacias da Polícia Civil: Os atendimentos presenciais em todas as unidades da Polícia Civil estão mantidos para casos urgentes. É obrigatório o uso de máscara facial no interior das unidades policiais. A corporação informou que incluídas nas situações urgentes, entre outras avaliadas pela autoridade policial, estão os crimes: auto de prisão em flagrante por homicídio, estupro, violência doméstica, sequestro e cárcere privado, roubo, furto de veículo com prisão de suspeito e riscos de perecimento de prova.
Registros de ocorrência disponibilizados na Delegacia Virtual devem ser realizados exclusivamente de forma on-line. Entre os casos disponíveis na plataforma digital, estão os crimes relacionados com violência doméstica e familiar – vias de fato/lesão corporal, ameaça e descumprimento de medidas protetivas – contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Também é possível solicitar medidas protetiva sem precisar sair de casa no momento do registro.
Receita Estadual: os atendimentos serão feitos pelos canais virtuais da Receita Federal, para evitar fluxo de servidores e contribuintes na unidade. Conforme a instituição, essa medida valerá até sexta-feira (19), podendo ser prorrogada por mais uma semana.
Exames de legislação para CNH: estão suspensos os exames de legislação e prática de direção veicular durante a Onda Roxa. O cancelamento dos exames já agendados não deve prejudicar os candidatos. A Polícia Civil explicou que as taxas pagas serão reaproveitadas para dar continuidade ao processo de obtenção da CNH logo que o Estado, ou as regiões onde tem candidatos inscritos, sair da fase mais restritiva do programa “Minas Consciente”.
Aulas na rede estadual: segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) o ano letivo de 2021 na rede pública estadual teve início no dia 8 de março, de forma remota. Os primeiros dias foram dedicados à Semana de Acolhimento e as atividades letivas tiveram início na segunda-feira (15), por meio do Regime de Estudo não Presencial.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Unidades de Atendimento Integrado (UAI): o atendimento nas unidades estaduais que realizam a emissão de documentos foi reduzido em 30% para diminuir a circulação de pessoas e preservar a prestação de serviços. O atendimento deve ser agendado pelo Portal MG ou pelo aplicativo MG App, e funcionários e público devem seguir as determinações de segurança. Em Uberlândia, as atividades foram suspensas nesta terça-feira (16) como medida de segurança, pois há a suspeita de contaminação pela Covid-19 de alguns funcionários. A unidade vai passar por processo de desinfecção. Os usuários que tinham agendamento realizado foram comunicados por mensagem de texto via celular ou por e-mail, para que possam remarcar o atendimento.
Serviços considerados essenciais pelo Minas Consciente:
Alimentos, Agropecuária e Agroindústria (excluídos bares e restaurantes);
Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, etc);
Bancos e seguros;
Transporte público;
Energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados;
Manutenção de equipamentos e veículos;
Construção civil;
Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
Lavanderias;
Imprensa;
Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).
Cidades que compõem a macrorregião Noroeste de MG
Fonte: G1/Minas Consciente
Comments