Uma campanha está sendo realizada no Hemonúcleo de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, para reforçar o estoque de sangue na unidade, que abastece 27 hospitais da região.
De acordo com o Hemonúcleo, o número de voluntários diminuiu e em períodos frios as doações tendem a ser menores. Os tipos de sangue O- e O+ são os que apresentam maior demanda de bolsas. O núcleo de Patos de Minas atende cidades como Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo, Vazante, Paracatu, Buritis, João Pinheiro, Serra do Salitre e Unaí.
A gerente do Hemonúcleo, Cássia Rodrigues Bontempo, afirmou que além do serviço de coleta de sangue a unidade ainda realiza os serviços de atendimento ambulatoriais de anemia falciforme, hemofilia e sangria.
O agendamento de doações pode ser realizado pelo Disk 155, opção 1, e informações sobre anemia falciforme também podem ser obtidas pelo mesmo telefone. O horário de coleta é das 7h às 10h, de segunda a sexta-feira.
Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, levar documento oficial de identidade com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais), pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum, ter dormido pelo menos seis horas antes da doação, além de não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
Fonte: G1
Comments