O G1 entrou em contato com a prefeitura da cidade para saber mais informações. Dados da Secretaria Estadual de Minas Gerais (SES-MG) foram divulgados na terça (11); confira os dados de outros municípios.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou na terça-feira (11), o Boletim Epidemiológico com dados sobre a dengue, a chikungunya e a zika. De acordo com a pasta, Campina Verde registrou a segunda morte causada por dengue em 2020. O G1 entrou em contato com a Prefeitura.
* Veja informações dos principais municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.
Mudança no boletim
Desde a edição do informe, divulgada pelo G1 no dia 20 de junho, a SES-MG deixou de apresentar o número de casos acumulados em 2020, optando por publicar apenas os casos registrados nas últimas quatro semanas. Assim, os dados analisados são referentes às semanas epidemiológicas 28, 29, 30 e 31.
Mortes por dengue
De acordo com a SES-MG, não houve alteração no número de óbitos por dengue em investigação em relação ao último informe. A cidade de Uberaba segue com cinco casos prováveis de morte pela doença.
Os outros óbitos são investigados em Campo Florido, Ituiutaba, Iturama, Patos de Minas e Sacramento (veja a tabela abaixo).
Em Minas Gerais, são 49 óbitos em investigação. Dez mortes por dengue foram confirmadas, até o momento, nas cidades de Alfenas, Bom Despacho, Carneirinho, Guaxupé, Itinga, Medina, Raposos, Santa Luzia e duas em Campina Verde.
Mortes por dengue em investigação na região
Fonte: SES-MG
Casos prováveis
Este boletim apontou 342 casos prováveis de dengue nas principais cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais nas últimas quatro semanas.
Uberlândia: com 125 registros nas últimas quatro semanas, o município teve o maior número de casos prováveis de dengue no período analisado. A incidência da doença na cidade é baixa.
Uberaba: segunda do ranking nesta publicação, a cidade teve 97 casos prováveis nas últimas quatro semanas. A incidência no último mês foi baixa.
Ituiutaba: a cidade permanece comoquarta no ranking, com 33 registros prováveis. A incidência da doença é baixa.
Patos de Minas: em terceiro lugar no ranking, a cidade tem 51 registros no período analisado. A incidência de dengue é baixa.
Paracatu: o município do Noroeste de Minas registrou 32 casos prováveis de dengue nas últimas quatro semanas. A incidência é baixa.
Araxá: a cidade teve apenas quatro casos prováveis de dengue no período. A incidência é baixa.
Situação da dengue nas principais cidades da região nas últimas quatro semanas
Fonte: SES-MG
Chikungunya
Sobre a febre chikungunya, foram registrados em Minas Gerais 2.181 casos prováveis da doença em 2020. Deste total, 1.203 foram confirmados e três óbitos estão em investigação.
No ano passado, 2.800 casos prováveis de chikungunya foram registrados no estado e houve um óbito pela doença em Patos de Minas.
Zika
Em relação à zika, neste ano foram registrados 387 casos. Até o momento, 119 foram confirmados.
Não há registro de mortes em investigação ou confirmadas. No Estado, em 2019, foram 699 casos prováveis.
G1
Comments