Os motoristas proprietários de veículos com placas de final de 1 a 5 devem regularizar o licenciamento até 31 de julho. Os proprietários com placas final de 6 a 0 devem regularizar até 31 de agosto. Os prazos foram divulgados, neste segunda (1º), pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
O prazo para o pagamento da taxa de R$ 102 encerra-se nesta segunda. “O cidadão que não quitar em dia passa a pagar multa”, afirma o diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Kleyverson Rezende. “Sempre há um percentual elevado até mesmo pelas questões financeiras da população”, completa. Em 2018, quase um terço dos motoristas (27%) ainda não havia regularizado a situação.
Para a emissão do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), é necessário quitar os débitos com o imposto de propriedade de veículo automotor (IPVA), seguro obrigatório, licenciamento e multas. Quando não há débitos ou outros impedimentos, o Dentran-MG envia, por meio dos Correios, o documento para o endereço do motorista.
A falta de licenciamento acarreta multa de R$ 293,43, sete pontos na carteira e remoção do veículo. “Findo o prazo, o condutor deve quitar o mais rápido possível os débitos para que tenha o licenciamento”, diz. Opagamento pode ser feito em agências bancárias e pode ser feito parcelado em agências do Detran-MG.
Entre os meses de janeiro e março, mais de 2,3 milhões de veículos foram licenciados de forma antecipada. Entre os 9,6 milhões de veículos da frota em Minas, 5,6 milhões ainda possuem pendências. “O cidadão que tem seu veículo licenciado evita prejuízo”, afirma.
Os motoristas podem consultar a situação do veículo, com informações sobre débito e pendências cadastrais, no site detran.mg.gov.br. Os motoristas de veículos com placas de final de 1 a 5 podem portar o licenciamento de 2018 até 31 de julho. Os proprietários com placas final de 6 a 0 podem usar o documento até 31 de agosto.
Fonte: Estado de Minas
Comments