top of page

Complexos Vitamínicos, suas funções!

As vitaminas presentes nos complexos vitamínicos que encontramos em Drogarias é suplementos alimentar quem contém diversas vitaminas o seu principal objetivo é evitar que nosso corpo não fique sem as vitaminas que não conseguimos adquirir na nossa alimentação do dia a dia. Vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais de que o organismo necessita em pequenas quantidades

Existem diversas marcas no mercado, sempre antes de fazer o uso consulte seu médico e farmacêutico de confiança. Todo medicamento pode trazer risco.

A indicação de complexos vitamínicos é avaliada pelo médico, por via de exames onde mostrara as deficiências de cada paciente, por exemplo quando se pratica um esporte, quando se tem doenças ou se toma medicação que dificultam a absorção de vitaminas ou em certas fases da vida como a gestação ou amamentação.

Quando devemos fazer o uso de um Complexo Vitamínico.

O Complexo vitamínico é sempre indicado pelo médico ou nutricionista quando a pessoa não está conseguindo obter as vitaminas necessárias na alimentação. Portanto de forma alguma um Complexo Vitamínico não substitui uma alimentação saudável e equilibrada.

Se o paciente apresentar hipersensibilidade a qualquer vitamina presente no suplemento o uso deve ser interrompido imediatamente e também para quem apresenta hipervitaminose.

Duvidas de Pacientes/Clientes.

Sempre temos o questionamento de pacientes/clientes sobre o uso de complexos vitamínicos, se engordam, se qualquer pessoa da casa pode tomar e dentre outros.

Nenhuma vitamina engorda, nenhuma vitamina possui colorias, temos uma ressalva que o polivitamínico do complexo B, por exemplo, que contém todas as vitaminas do complexo B, pode aumentar o apetite e, assim, levar a um maior consumo de alimentos que poderá resultar em aumento de peso.

Com isso devemos associar o uso dos polivitamínico a uma alimentação saudável e prática de atividades físicas de forma regular.

Polivitamínico e polimineral.

É um suplemento constituído tanto por vitaminas quando por minerais e existe em forma de pílulas, líquidos ou pós, podendo ser tomados diariamente durante um período de tempo que vai varia de acordo com as exigências individuais do organismo, existindo por isso polivitamínico e polimineral infantil específico para esta fase da vida assim como polivitamínico e polimineral para gestantes que geralmente têm maiores quantidades de ácido fólico e ferro porque são nutrientes importantes para a grávida.

Alguns nutrientes interagem podendo prejudicar a absorção entre si, por exemplo o cálcio diminui a absorção do ferro e se forem consumidos em simultâneo o organismo não consegue absorver nenhum destes minerais por isso é importante se aconselhar com o médico ou nutricionista antes de se iniciar qualquer suplementação para que ela seja eficiente e não prejudique a saúde.

Divisão das Vitaminas.

As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis ou lipossolúveis, dependendo se se dissolvem na água ou em lípidos. Nos seres humanos existem 13 vitaminas, das quais quatro são lipossolúveis (A, D, E e K) e nove são hidrossolúveis (as 8 vitaminas B e a vitamina C). As vitaminas hidrossolúveis dissolvem-se facilmente na água e, em geral, são rapidamente excretadas pelo corpo, ao ponto de o débito urinário ser um indicador do consumo de vitaminas.

No entanto, uma vez que estas vitaminas não são armazenadas com facilidade, é importante que sejam ingeridas de forma consistente, Muitos tipos de vitaminas hidrossolúveis são sintetizadas por bactérias.

As vitaminas lipossolúveis são absorvidas no trato intestinal com a ajuda de lípidos. Estas vitaminas são mais facilmente armazenadas no corpo, pelo que é mais provável causarem hipervitaminose do que as proteínas hidrossolúveis.Cada vitamina é geralmente usada em várias reações, pelo que a maior parte tem diversas funções.

Gabriel Amorim Farmacêutico

Visitem meu site. drfarmaceuticos.com

Referências.

Tua Saúde – Site Livro – Vitaminas, Minerais E Eletrólitos: Aspectos Fisiológicos, Nutricionais E Dietéticos Adelson Luiz Araújo Tinôco, Wilson César de Abreu, Mônica de Souza Lima Sant’Anna, Larissa Froede Brito, Amanda de Carvalho Mello, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, Margarida Maria Santana da Silva, Conceição Angelina dos Santos Pereira – Caracterização do padrão alimentar, da ingestão de energia e nutrientes da dieta de idosos de um município da Zona da Mata Mineira Rev. bras. geriatr. Gerontol. vol.10 no.3 Rio de Janeiro Sept. /Dec. 2007 Epub Oct 24, 2019 Aline Cristine Souza Lopes, Waleska Teixeira Caiaffa, Rosely Sichieri, Sueli Aparecida Mingoti, Maria Fernanda Lima-CostaI – Consumo de nutrientes em adultos e idosos em estudo de base populacional: Projeto Bambuí Cad. Saúde Pública vol.21 no.4 Rio de Janeiro July/Aug. 2005

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
2024-02-wn-camapanha-qualquer-plano-39-99-BANNER-02.png
bottom of page