banner-vazante-conexao-do-bem-jan2021-scaled.jpg

Aplicativo do Google ajuda a manter distância social com realidade aumentada


Após ampliar as opções de busca usando realidade aumentada, o Google aplicou a mesma tecnologia a uma solução que pode ajudar nas práticas de distanciamento social. Durante a pandemia, o app Sodar foi uma das indicações das autoridades de saúde para evitar possíveis contaminações pelo novo coronavírus.

Com o uso de realidade aumentada, o aplicativo mostra um arco virtual ao redor do usuário com raio de dois metros. A marcação acompanha qualquer movimento, em qualquer direção apontada. Dessa forma, é possível usar o Sodar na rua para ter certeza de que ninguém irá se aproximar além da distância segura.

Reprodução


Aplicativo Sodar, do Google, ajuda a manter a distância segura entre pessoas. Fonte: Sodar

Caso uma pessoa se aproxime demais, o usuário poderá pedir educadamente para que ela se afaste, mantendo ambos seguros. O aplicativo é muito útil em eventuais filas, ou situações nas quais o usuário se encontre em um local com um grande volume de pessoas, como mercados.

O anúncio foi feito pelo perfil Experiments with Google no Twitter. Além do Sodar, a gigante das buscas tem muitos outros projetos focados em ajudar as pessoas a lidarem melhor com a pandemia do novo coronavírus.

Sodar – use WebXR to help visualise social distancing guidelines in your environment. Using Sodar on supported mobile devices, create an augmented reality two meter radius ring around you. #hacktohelp https://t.co/Bu78QrEN9f pic.twitter.com/kufatNFDQk — Experiments with Google (@ExpWithGoogle) May 28, 2020

O app roda via browser do Google, o Chrome, usando a API do WebXR. Entretanto, apesar de supostamente funcionar em qualquer Android compatível com o ARCore, em um de nossos testes com um modelo presente na lista disponibilizada pelo Google não funcionou. Portanto, nem todos os dispositivos são compatíveis. Para saber se o seu dispositivo Android pode rodar o Sodar, basta acessar o link.

Via: Android Police

0 visualização0 comentário